Em resolução. Bombeiros dominam incêndio no Alandroal
O incêndio que deflagrou na terça-feira no Alandroal entrou em fase de resolução durante a última madrugada. As chamas chegaram a aproximar-se da vila alentejana, ameaçando várias casas. Algumas pessoas tiveram de ser retiradas das respetivas habitações
O vento forte levou à multiplicação dos focos de incêndio. O combate às chamas mobilizou uma dezena de meios aéreos. Pelas 6h20, permaneciam no local 404 operacionais, apoiados por 135 meios terrestres.
A comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, indicou na terça-feira que o incêndio do Alandroal chegou a ter "uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com cerca de 40 focos de incêndio distintos", alguns com "dimensões bastante consideráveis".
O fogo terá tido origem num camião. O condutor foi entretanto constituído arguido pela alegada prática do crime de incêndio florestal e o caso foi reportado ao Ministério Público.O presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo, identificou vários fatores que dificultaram o combate às chamas. Segundo a GNR, uma peça metálica de uma cinta do camião, que transportava madeira, soltou-se ao bater na estrada, libertando faíscas que atearam diferentes focos de incêndio na Estrada Nacional 255, que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.
A circulação rodoviária esteve cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373, entre a sede de concelho e Juromenha, além de outras vias municipais.
Outros incêndios
O incêndio de Cinfães, no distrito de Viseu, permanecia ativo ao início da manhã. O alerta foi dado pelas 14h00 de tera-feira. Chegou a haver três frentes ativas.Este incêndio deflagrou em zona florestal e não colocou em risco habitções. No terreno permaneciam, pelas 6h00, acerca de uma centena de operacionais.
Já o incêndio na Covilhã foi dado como extinto. O fogo começou numa zona de mato perto da Zona Industrial do Tortosendo - os Bombeiros admitem a possibilidade de o incêndio estar relacionado com a passagem do comboio na Linha da Beira Baixa.
Mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro encontra-se esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O IPMA colocou ainda sob risco muito elevado e elevado quase todos os demais concelhos dos 18 distritos. O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado té sexta-feira dias em alguns distritos.
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo, até às 21h00, os distritos de Bragança e Vila Real. Para esta quarta-feira, no continente, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral e descida da temperatura máxima, com a exceção do nordeste transmontano e do Algarve. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius, em Leiria e Bragança, e os 21 em Castelo Branco e as máximas entre os 22, em Viana do Castelo, e os 36 em Beja, Castelo Branco e Bragança.
c/ Lusa